Início » Blog » Red Bull Racing: a história da equipe de Fórmula 1 dos jovens pilotos

Red Bull Racing: a história da equipe de Fórmula 1 dos jovens pilotos

  • por
A-história-da-Red-Bull-Racing-na-Formula-1

Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Carlos Sainz, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda. Se você acompanha a Fórmula 1, provavelmente sabe que esses pilotos têm algo em comum: todos faziam parte do programa de jovens pilotos da Red Bull Racing.

A equipe é notória pelo seu programa de jovens pilotos, responsável por revelar grandes talentos da Fórmula 1 e costuma utilizar sua equipe B, a Alpha Tauri, para “batizar” os jovens na principal categoria do automobilismo mundial.

E essa estratégia costuma dar certo porque faz com que os pilotos ganhem experiência antes de assumir o carro e a pressão da equipe principal.

A Red Bull, porém, não se resume ao programa de jovens pilotos. Você conhece a história da equipe sediada na cidade de Milton Keynes?

Abaixo, portanto, vamos contar um pouco mais sobre a história da equipe de origem austríaca. 

Informações-básicas-Red-Bull-racing-equipe-de-formula-1
Informações básicas da equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing.

Surgimento e ascensão da Red Bull Racing na Fórmula 1

O-surgimento-da-equipe-de-formula-1-red-bull-racing-antes-jaguar
De Jaguar para Red Bull: o surgimento da RBR.

A equipe surgiu no ano de 2004, quando a Jaguar Racing foi vendida pela Ford para a Red Bull, empresa que comercializa bebidas energéticas.

Imediatamente depois, já no ano de 2005, a equipe fez sua primeira temporada na Fórmula 1.

Em sua estreia, a Red Bull contava com uma dupla de pilotos composta por David Coulthard e Christian Klien, que surpreendeu ao fazer uma temporada constante, com pontos em diversas corridas e um surpreendente sétimo lugar no campeonato.

Dessa forma, no ano seguinte, a equipe conquistou seu primeiro pódio, no conceituado GP de Mônaco, com um terceiro lugar de Coulthard.

Mas o brilho não se manteve e, nas temporadas futuras, a Red Bull permaneceu como uma equipe mediana na F1.

Somente em 2009, entretanto, que as coisas começaram a mudar para a equipe da famosa marca de energéticos.

Naquele ano, a equipe optou por promover o jovem Sebastian Vettel para sua formação principal.

Vettel havia pilotado o ano de 2008 pela Scuderia Toro Rosso e, de maneira incrível, se destacou ao fazer a pole position e vencer o GP da Itália pela equipe júnior da Red Bull.

Ao lado de Vettel, também como piloto, estava o australiano Mark Webber. Dessa maneira, foi com ambos que a Red Bull se colocou no patamar dos grandes times de Fórmula 1.

A equipe conquistou pole positions, vitórias, dobradinhas e diversos pódios. Por fim, se sagrou a vice-campeã da temporada e se posicionou como uma forte candidata ao título da temporada seguinte.

A dinastia da RBR

A-dinastia-da-Red-Bull-Sebastian-Vettel-equipe-de-formula-1
A dinastia da Red Bull Racing na Fórmula 1 com Sebastian Vettel.

Em 2010, a equipe seguiu o bom trabalho realizado no ano anterior. Sendo assim, com um carro extremamente competitivo, Webber e Vettel conseguiram levar a Red Bull ao título da categoria.

Além disso, Vettel ainda se sagrou campeão entre os pilotos naquele ano, vencendo a batalha contra as McLarens de Lewis Hamilton e Jenson Button, e a Ferrari de Fernando Alonso.

Dessa forma, nos anos seguintes, a Red Bull seguiu dominando a categoria. Aproveitando-se dos carros espetaculares desenhados por Adrian Newey, a equipe dominou a categoria de forma absoluta.

Dessa forma, foram construídos os títulos de 2011, 2012 e 2013, com Vettel dominando a Fórmula 1 e vencendo o campeonato de pilotos em todos esses anos. 

Na época, houve até um questionamento sobre a possibilidade da dominância da RBR e de Sebastian Vettel estar arruinando o esporte. Vettel, inclusive, era constantemente vaiado nos pódios em 2013.

No entanto, após a mudança de regulamentos em 2014, a Red Bull perdeu sua dominância e nunca mais conquistou o título, apesar de sempre estar no “pelotão da frente”.

Atualmente, portanto, a equipe disputa com a Mercedes o título da categoria. A Red Bull conta com uma dupla de pilotos composta pelo promissor holandês Max Verstappen, e pelo experiente mexicano Sérgio Perez.

E você, torcedor da Red Bull Racing, acha que a equipe pode voltar a vencer a Fórmula 1? Então fique por dentro das notícias da equipe no nosso podcast semanal!

O Cronômetro Zerado é o podcast semanal que aborda diversos esportes e ligas do mundo. É claro que a Fórmula 1 também tem seu espaço no nosso podcast.

Aqui você sempre encontrará outras informações, notícias, histórias e curiosidades sobre seu esporte favorito.

Então não perca tempo! Se inscreva no nosso canal do Youtube, e acompanhe nosso podcast. Também nos siga nas redes sociais (Instagram e Tik Tok), para mais informações sobre a Fórmula 1.

Quantos títulos a Red Bull Racing tem na Fórmula 1?

A Red Bull Racing tem oito títulos ao todo. Sendo quatro deles de piloto e quatro de construtores.

Em que ano a Red Bull Racing entrou na Fórmula 1?

A equipe austríaca ingressou na Fórmula 1 em 2005, após a empresa de energéticos comprar a extinta equipe da Jaguar Racing.

Quais pilotos foram campeões de pilotos pela Red Bull Racing na Fórmula 1?

Apenas um piloto foi campeão pela equipe. Sebastian Vettel venceu quatro títulos de pilotos entre os anos de 2010 e 2013.

De qual país é a equipe de Fórmula 1 da Red Bull?

Apesar da sede da equipe ser localizada em Milton Keynes, na Inglaterra. A equipe é austríaca.

Daniel Ricciardo foi campeão pela Red Bull Racing?

Apesar de ser um grande piloto, Ricciardo não chegou a vencer o título pela Red Bull. Porém, o australiano venceu corridas e conquistou pole positions.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *