Provavelmente se você é um fã de automobilismo, e da Fórmula 1, já deve ter ouvido falar da Mercedes AMG Petronas F1 Team, ou apenas Mercedes, equipe multi campeã da era moderna Fórmula 1.
Mas, apesar do que muitos pensam, a equipe não venceu apenas nos anos recentes. Ela ingressou na categoria nos anos 50 e teve grandes pilotos em sua vasta história.
Sendo assim, abaixo, vamos contar um pouco sobre a equipe alemã. Confira!
Surgimento da Mercedes campeã e o abandono trágico da Fórmula 1
A equipe que domina a era híbrida da Fórmula 1 é uma das mais antigas da categoria. A Mercedes estreou na Fórmula 1 no ano de 1954.
O carro da equipe alemã chegou a ser pilotado pelo grande Juan Manuel Fangio. O argentino é até hoje considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos e venceu cinco títulos no decorrer de sua carreira.
Dirigindo uma das “Flechas de Prata”, como eram chamados os carros da Mercedes, Fangio venceu diversas corridas e foi campeão mundial por duas vezes seguidas, nos anos de 1954 e 1955.
Apesar do sucesso, entretanto, a equipe acabou se retirando da Fórmula 1 após o fim do campeonato de 1955.
A decisão de deixar o automobilismo ocorreu após um trágico acidente nas 24 horas de Le Mans em que os carros envolvidos na batida acabaram atingindo diversos espectadores que estavam na arquibancada.
O acidente vitimou mais de 80 pessoas, incluindo um dos pilotos envolvidos. Sendo assim considerado como o mais trágico da história do automobilismo até os dias de hoje.
Retorno à Fórmula 1
A Mercedes só voltaria a disputar a Fórmula 1 como equipe quase 60 anos depois, já em 2010.
Na época, o time alemão comprou a equipe Brawn GP, que havia sido campeã mundial no ano anterior, usando motores Mercedes em seu carro.
Dessa maneira, a equipe voltou desejando ampliar sua sala de troféus e formou uma dupla de pilotos alemães logo em seu retorno.
Com nada mais nada menos que Michael Schumacher como piloto principal, junto de Nico Rosberg em seu outro carro, a equipe não teve sucesso imediato em seu retorno.
No entanto, as coisas mudaram no ano de 2014, quando houve uma mudança de regulamentos na Fórmula 1.
Nessa época, a equipe ainda contava com Nico Rosberg, mas Schumacher se aposentou e abriu espaço para a contratação de Lewis Hamilton a partir de 2013.
A mudança de regulamento da categoria afetou principalmente os motores e beneficiou a Mercedes, que foi a equipe que melhor conseguiu adaptar-se às novas diretrizes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Sendo assim, entre 2014 e 2020, a equipe venceu todos os títulos de construtores e de pilotos, tendo Hamilton campeão por seis vezes, e Nico Rosberg uma vez.
Atualmente, portanto, a equipe conta com um “line up” de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas em seus carros, ainda é uma das principais forças da categoria e não parece perto de perder esse posto em um futuro próximo.
E você, é torcedor da Mercedes? Então fique por dentro do universo da Fórmula 1 e das notícias da equipe no nosso podcast semanal
Se você é daqueles que não deixa de ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da Fórmula 1, então vem com a gente que você não fica na mão!
O Cronômetro Zerado é o seu podcast semanal sobre Fórmula 1 e outros dos mais importantes esportes e ligas da atualidade.
Aqui você sempre encontrará outras informações, notícias, histórias e curiosidades sobre seu esporte favorito.
Então não perca tempo! Se inscreva no nosso canal do Youtube, clique no sininho para ativar as notificações e também nos acompanhe nas redes sociais (Instagram e Tik Tok).
Quais são os pilotos da Mercedes na Fórmula 1?
Atualmente, na temporada 2021, a dupla de pilotos é composta pelo britânico Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas.
Quantos títulos de construtores tem a Mercedes na Fórmula 1?
Até a temporada 2021, a Mercedes havia conquistado sete títulos de construtores. Os títulos foram entre os anos de 2014 e 2020.
Quais pilotos foram campeões na Fórmula 1 pela Mercedes?
No momento, apenas três pilotos conseguiram o título pela equipe alemã. O argentino Juan Manuel Fangio, o britânico Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg.
Qual era a dupla de pilotos da Mercedes no ano de seu retorno à Fórmula 1?
No ano de 2010, ano em que a equipe retornou à Fórmula 1, a dupla de pilotos era Nico Rosberg e Michael Schumacher.
Quantos títulos de pilotos a Mercedes já venceu?
A equipe venceu nove títulos de pilotos. Dois com Juan Manuel Fangio, seis com Lewis Hamilton e um com Nico Rosberg.