A Scuderia Ferrari com certeza é uma das equipes mais tradicionais da história da Fórmula 1. Além disso, a equipe é muito famosa também pelos Tifosi.
Tifosi é o nome dado aos torcedores da Ferrari, que estão espalhados por todo o mundo, e acompanham a Scuderia em todas as corridas.
Sendo assim, obviamente que o GP da Itália é o auge da torcida, quando as arquibancadas do Autódromo Nazionale di Monza estão abarrotadas de torcedores da Scuderia italiana.
Mas além dos torcedores, a equipe também está marcada na história do esporte pelos seus diversos títulos e momentos marcantes dentro da categoria mais nobre do automobilismo.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre a história da equipe do cavalo rampante. Confira!
O surgimento da Scuderia Ferrari na Fórmula 1
A Ferrari foi fundada por Enzo Ferrari, em 1929, mas só veio a ingressar na Fórmula 1 em 1950, ano de estreia da categoria. A equipe é, até hoje, a única a disputar todas as temporadas da Fórmula 1.
Em 1950, a Scuderia não esteve presente na primeira corrida da temporada, o GP da Grã Bretanha, e só estreou de fato na Fórmula 1 na segunda corrida, o GP de Mônaco.
Assim que entrou na categoria, porém, a equipe já foi um sucesso. Logo na primeira década da categoria, a equipe italiana venceu quatro títulos de pilotos.
Apesar disso, a Ferrari não conseguiu se sagrar campeã em nenhum campeonato de construtores, mesmo demonstrando desde o início de sua trajetória o gosto pelo lugar mais alto do pódio.
Na década de 60, entretanto, isso mudou e a equipe venceu seus dois primeiros títulos de construtores, além de ter vencido outros dois títulos de pilotos.
Já na década de 70 em diante, a equipe italiana venceu mais sete títulos mundiais, sendo três de pilotos e quatro de construtores.
Porém, nos anos 80 e 90, a equipe passou a vencer menos. Dessa forma, em 20 anos, a Ferrari não ganhou nenhum título mundial de pilotos, e foi campeã de apenas três campeonatos de construtores.
Os anos 2000 e Michael Schumacher
As coisas só iriam mudar para a Ferrari a partir dos anos 2000. A equipe vinha em ascensão, após vencer o título mundial de construtores em 1999.
Além disso, o piloto Michael Schumacher foi definitivamente um divisor de águas para a famosa Scuderia.
O piloto alemão, então bicampeão da categoria, havia sido contratado pela equipe italiana no ano de 1996. Em seus 4 anos iniciais, portanto, já ajudou a Ferrari a subir de patamar, mas foi nos anos 2000 que a dominância finalmente chegou.
O carro da Ferrari era ótimo e Schumacher era um grande piloto, combinação que fez a equipe dominar absolutamente os anos de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Não dando chances aos concorrentes.
Sendo assim, nos anos de 2005 e 2006, a Ferrari e Michael Schumacher ainda formavam uma ótima dupla, mas acabaram sendo superados por Fernando Alonso e a Renault.
A era “pós-Schumacher” da Ferrari na Fórmula 1
Em 2007, a Ferrari venceu o título de construtores, e consagrou Kimi Raikkonen como campeão de pilotos, o primeiro a vencer na era “pós-Schumacher”.
Em 2008, a Scuderia voltou a vencer o título de construtores, e quase garantiu ao brasileiro Felipe Massa o título de pilotos.
No entanto, na última curva da última corrida, o fatídico GP do Brasil de 2008, Lewis Hamilton acabou superando o brasileiro ao fazer uma ultrapassagem e garantir os pontos necessários para ser campeão mundial.
Após isso, a Ferrari nunca mais voltou a vencer um título. A Scuderia esbarrou na Brawn GP, na Red Bull Racing e na Mercedes e nunca mais venceu o campeonato de construtores.
Fernando Alonso e Sebastian Vettel posteriormente até conseguiram batalhar pelo campeonato de pilotos em algumas ocasiões, mas foram superados por seus concorrentes.
Apesar da seca de títulos, entretanto, a Ferrari segue sendo extremamente relevante na Fórmula 1, e provavelmente sempre será. Não à toa, pilotos como Michael Schumacher, Alberto Ascari, Niki Lauda e Juan Manuel Fangio já passaram pela equipe.
Atualmente, a equipe é composta pelo monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz.
Você é um dos Tifosi espalhados pelo mundo? Então fique por dentro das notícias da Scuderia no nosso podcast semanal.
Se você é daqueles que não deixa de ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da Fórmula 1, e com a Ferrari, então vem com a gente que você não fica na mão!
O Cronômetro Zerado é o seu podcast semanal sobre Fórmula 1 e outros dos mais importantes esportes e ligas da atualidade.
Aqui você sempre encontrará outras informações, notícias, histórias e curiosidades sobre automobilismo, basquete, MMA, futebol americano e muito mais.
Então não perca tempo! Se inscreva no nosso canal do Youtube, clique no sininho para ativar as notificações e também nos acompanhe nas nossas redes sociais (Instagram e Tik Tok)!
Qual é a equipe que está a mais tempo na Fórmula 1?
Das equipes que estão em atividade na Fórmula 1, a Ferrari é a que está a mais tempo na categoria de forma ininterrupta.
Quantos títulos a Ferrari tem na Fórmula 1?
A Ferrari tem incríveis 31 títulos na Fórmula 1. Sendo 15 títulos de pilotos e 16 de construtores.
Quantos GPs a Ferrari disputou na Fórmula 1?
Antes do início da temporada de 2021, a Ferrari já tinha disputado 1006 grandes prêmios na história da Fórmula 1.
Em que ano a Ferrari entrou na Fórmula 1?
A Ferrari estreou na categoria no ano de início da Fórmula 1. No ano de 1950, a Scuderia italiana fez a estreia na categoria.
Qual foi o último piloto a ser campeão pela Ferrari?
Até a temporada de 2021, o último piloto a ser campeão de pilotos pela Ferrari foi o finlandês Kimi Raikkonen, no ano de 2007, após superar a dupla da McLaren de Lewis Hamilton e Fernando Alonso.