A Fórmula 1 é o ápice do automobilismo mundial. Composta pelos carros mais rápidos do mundo, dirigidos pelos melhores pilotos disponíveis, a categoria sempre se destacou pelo trabalho das equipes de Fórmula 1 que compõem o grid.
No entanto, muitas pessoas sabem que campeões mundiais como Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen estão na categoria, mas não conhecem as equipes em que eles correm.
Portanto, se você não sabe, não precisa se desesperar, vamos explicar um pouco mais sobre as dez equipes da Fórmula 1 atual.
Quais são as equipes da principal categoria do automobilismo atualmente?
Atualmente, é comum ver pessoas dividindo as equipes da Fórmula 1 em três pelotões diferentes.
As equipes do primeiro pelotão, que são aquelas que estão sempre brigando por títulos e pódios.
As equipes do pelotão do meio, que são equipes que eventualmente fazem boas corridas, estão constantemente na zona de pontuação e, em algumas ocasiões, brigam por pódios.
E as equipes do pelotão de fundo, que são as equipes que estão constantemente no fundo do grid. As equipes deste grupo têm carros pouco competitivos e o maior objetivo no campeonato é conquistar alguns pontos para não terminar em último.
Equipes do primeiro pelotão do Fórmula 1
Há muitos anos, as equipes consideradas de primeiro pelotão eram a Mercedes, a Red Bull e a Ferrari. Mas, com o declínio da Scuderia italiana, apenas Mercedes e Red Bull são consideradas do primeiro pelotão nos dias de hoje.
Dessa forma, desde 2010, apenas as duas equipes foram campeãs dos campeonatos de construtores e pilotos. Sendo Sebastian Vettel e a Red Bull os campeões entre 2010 e 2013.
A partir de 2014, porém, a Mercedes assumiu o topo da categoria e venceu todos os títulos de construtores até a temporada de 2020.
Além do título de construtores, a equipe venceu todos os títulos de pilotos também. Com Lewis Hamilton vencendo nos anos de 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. E Nico Rosberg, também pela Mercedes, sendo o campeão em 2016.
As duas equipes brigam por vitórias em todas as corridas, e comumente tem um ou os dois de seus pilotos nos degraus do pódio.
As equipes deste grupo tem como característica a alta capacidade financeira, o que facilita na construção de um carro mais rápido e competitivo para o campeonato.
Equipes do pelotão do meio da Fórmula 1
As equipes do pelotão do meio costumam ter desempenho constante, e sempre estão na zona de pontuação das corridas. Além disso, essas equipes eventualmente conseguem garantir uma posição no pódio.
As equipes atualmente nesse pelotão são: Mclaren, Ferrari, Alpha Tauri, Aston Martin e Alpine.
Mclaren e Ferrari se encontram no topo desse pelotão. Mais recentemente, inclusive, a Ferrari melhorou o seu carro e já começa a pensar em desafiar Red Bull e Mercedes para voltar ao primeiro pelotão.
A Mclaren, por outro lado, já consegue desafiar os rivais mais ricos e estruturados em algumas ocasiões. Sendo assim, a equipe está praticamente numa fase de transição entre o meio do pelotão e o grupo da frente.
Se mantiver o bom trabalho, portanto, deve figurar na luta pelo título num futuro próximo. Situação em que a McLaren já esteve anos atrás, quando Lewis Hamilton era piloto da equipe.
Alpha Tauri, Aston Martin e Alpine estão um pouco atrás das outras duas equipes, mas os carros são consistentes e as equipes contam com bons pilotos. Assim, essas equipes sempre chegam com expectativas de boas corridas.
Equipes do pelotão do fundo da Fórmula 1
As equipes do pelotão do fundo são os times com menos investimento, o que acaba afetando a qualidade do carro.
As equipes desse pelotão raramente conseguem pontuar. Quando conseguem, normalmente é devido a alguma ocasião inesperada na corrida, como acidentes, pista molhada ou apenas uma grande sacada na estratégia.
Sendo assim, atualmente, as equipes desse pelotão são três. A Alfa Romeo, a Willians e a Haas. A Alfa Romeo é a melhor dessas três equipes por ter um bom ritmo de corrida e, em algumas ocasiões, conseguir pontuar com um de seus pilotos.
A Willians, por outro lado, evoluiu muito nas últimas temporadas, mas ainda não consegue pontuar de forma recorrente. Um exemplo é que na temporada de 2019, a equipe fez apenas um ponto, e na temporada de 2020, passou em branco.
A Haas, por fim, é a pior equipe do momento. O time americano não mostrou sinais de evolução nas últimas temporadas, estando estagnada em relação às outras equipes. Ela é, portanto, disparadamente a pior do grid da Fórmula 1.
E aí, para quem vai a sua torcida? Fique por dentro de tudo sobre o universo da principal categoria do automobilismo no nosso podcast semanal
Se você é daqueles que não quer deixar de ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da Fórmula 1, então vem com a gente que você não fica na mão!
O Cronômetro Zerado é o seu podcast semanal sobre Fórmula 1 e outros dos mais importantes esportes da atualidade.
Aqui você sempre encontrará informações, notícias, histórias e curiosidades sobre seu esporte favorito.
Então não perca tempo! Se inscreva no nosso canal do Youtube, clique no sininho para ativar as notificações e também nos acompanhe nas nossas redes sociais (Instagram e Tik Tok)!
Quantas equipes tem na Fórmula 1?
Atualmente, são dez equipes que completam o grid da Fórmula 1 e cada uma conta com dois carros no grid.
Quais são as equipes da Fórmula 1?
As equipes da Fórmula 1 são dez ao todo: Mercedes, Red Bull, McLaren, Ferrari, Aston Martin, Alpine, Alpha Tauri, Alfa Romeo, Willians e Haas.
Quantos pilotos tem cada equipe da Fórmula 1?
Cada equipe que disputa a Fórmula 1 conta com dois pilotos principais. Além disso, as equipes também contam com pilotos de testes. O número de pilotos de testes varia de acordo com cada equipe.
Algum piloto brasileiro está na Fórmula 1 atualmente?
No momento não há brasileiros atuando na Fórmula 1. Porém, na Fórmula 2, a categoria de acesso para a Fórmula 1, três brasileiros estão na disputa.
Por qual equipe pilota Lewis Hamilton?
Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, pilota pela equipe Mercedes. Equipe que domina a Fórmula 1 desde 2014.